Os 23 atletas que forem ao continente da África, terão a dura missão de resgatar a força brasileira e minar de uma vez por todas a desconfiança que ronda a amarelinha desde 2006, ano em que fomos eliminados pelos franceses – para variar - ainda nas Quartas-de-Finais.
Nosso país é apontado por muitos como um dos favoritos a conquista do Mundial. Além do Brasil, Espanha e até mesmo a própria Argentina, apesar das dificuldades para obter a vaga, surgem como fortes candidatas.
Na cabeça dos torcedores brasileiros – inclusive na minha – existe uma grande expectativa para a divulgação dos convocados. Além dos 23, outros sete jogadores serão colocados em uma espécie de lista de espera. Essa lista serve para substituições em eventuais lesões ou outros problemas que podem ocorrer com algum dos atletas inclusos na “primeira chamada”.
Dificilmente Dunga mudará seus planos com relação as suas preferências. Caso haja mudanças, deverá ser no máximo, duas ou três alterações!
Esqueça deles, Dunga!
Se pudesse fazer um pedido ao nosso treinador, diria para ele não convocar, em especial, os seguintes atletas:
Luisão: Não que seja um jogador horrível, mas, sinceramente, dar uma vaga para ele tendo Thiago Silva, Miranda e Alex Silva como opção, é simplesmente inexplicável!
Gilberto Silva: O pior jogador da seleção. Deve ser convocado por “esquema” de empresários. É inadmissível ver um volante burocrático como ele no Brasil. Com tantos volantes de qualidade, ele vai à Copa. E o pior, será titular!
Adriano: Quando quer jogar, está em forma e comprometido, é espetacular! Porém, é notório que o goleador do BR-09 ao lado de Diego Tardelli, está totalmente sem foco. Descompromissado com o futebol em geral. Acima do peso, sem dedicação. Caso vá, além de não ajudar, pode prejudicar o grupo!
Leva eles, Dunga!
Não podem faltar na lista...
Alex Silva: Com belas atuações, está superando até mesmo seu companheiro de zaga Miranda na briga pela vaga. Lúcio e Juan estão garantidos. Luisão, apesar de tudo, deve ir. É possível que Thiago Silva e Miranda, que são os grandes candidatos à quarta vaga, percam o “duelo” para o “Pirulito”. Merece um lugar na Copa!
Fábio Aurélio: Mais um dos muitos “injustiçados” – como Rogério Ceni e o lateral Léo - na seleção. Desde que surgiu para o futebol joga com muita propriedade. Atleta seguro, experiente e que dificilmente cai de produção. Quando teve chance com Dunga, foi infeliz e se lesionou. Nada de André Santos, Michael Bastos ou Roberto Carlos. A melhor opção é Fábio Aurélio na seleção!
Hernanes: É óbvio, visível, que o volante são-paulino não atravessa seu melhor momento. Oscila bons e maus momentos na temporada e isso o prejudica, pois Dunga não sabe com qual Hernanes poderá contar no futebol. Porém, analisando os jogadores que são convocados frequentemente por Dunga e as outras opções, não vejo nenhum que o supere. Jogador inteligente. Marca e ataca com a mesma eficiência, joga com as duas pernas, dribla com extrema facilidade e tem um chute poderoso de fora da área. Dunga leva o 10 tricolor, leva o Hernanes!
Paulo Henrique Ganso: Não pode, de forma alguma, faltar na lista. Um menino com futebol de gente grande. Estilo clássico, cerebral. Lembra um pouco o estilo de Raí. Joga de cabeça erguida, futebol elegante. Como disse seu companheiro Robinho, “o jogo é domingo e o Ganso já está na terça-feira”. Pensa sempre a frente, sempre antes de a bola chegar a seus pés. Caso Neymar não vá – o que é quase certo – é aceitável. Já Ganso não pode ficar de fora. Não há ninguém como ele na seleção, e isso pode fazer falta em algum momento!
Diego Tardelli ou Grafite: Na vaga de Adriano, levaria um deles. O atleticano, artilheiro do último Brasileirão, vem provando suas qualidades e seu faro de gol há tempos. Além de matador, sai bem da área para buscar o jogo. Já faz “miséria” com a camisa do Galo, que tem um time mediano, imagine o que faria em uma equipe mais qualificada. Imagine ele no time atual do Santos, cheio de craques para municiá-lo. Pensando bem, é melhor nem imaginar!
Já Grafite, desde os tempos de Goiás vem tendo uma sequência impressionante. Em 2004 chegou ao São Paulo com muita desconfiança por parte da torcida, mas logo conseguiu provar seu valor. No futebol alemão, continua balançando as redes frequentemente. Quando teve oportunidade na seleção – apesar de poucas – conseguiu render, sem sentir o “peso” do manto verde-amarelo. Minha primeira opção ainda seria ele, e Tardelli em segundo plano!
Meus 23 seriam:
1-Julio Cesar - Internazionale
12-Rogério Ceni – São Paulo
23-Vitor – Grêmio
2-Maicon – Internazionale
13-Daniel Alves – Barcelona
4-Juan – Roma
3-Lúcio – Internazionale
15-Alex Silva – São Paulo
14- Miranda – São Paulo
6-Fábio Aurélio – Liverpool
16- Gilberto – Cruzeiro
8-Hernanes – São Paulo
5-Josué – Wolfsburg
22-Ramires – Benfica
20-Felipe Mello - Juventus
11-Elano – Galatasaray
19-Julio Baptista – Roma
17-Paulo Henrique Ganso – Santos
10-Kaká – Milan
9-Luís Fabiano – Sevilla
7-Robinho – Santos
21-Nilmar – Villareal
19-Grafite – Wolfsburg
Fábio - Cruzeiro
Thiago Silva – Milan
Michel Bastos – Lyon
Elias – Corinthians
Kleberson - Flamengo
Neymar - Santos
Diego Tardelli – Atlético/MG


Não entendo muito de futebol. Mas tenho acompanhado a atuação de alguns jogadores, como Ganso e Adriano e acho as considerações coerentes.
ResponderExcluir