Você gostaria de ver o Oscar vestindo a camisa Tricolor?

Powered By Blogger

terça-feira, 14 de fevereiro de 2012

O verdadeiro torcedor

Em 2008, torcida do São Paulo "invadiu" Brasília para festejar o Tri-Hexa
     Soberanos,

     O que podemos considerar como um verdadeiro torcedor?
     Aquele que incentiva independente da situação da equipe? Aquele que se deixa levar pelo momento? Ou o torcedor que apoia, mas cobra com discernimento quando necessário?
     Domingo fomos derrotados pelo Corinthians, no Pacaembu, em duelo válido pela sétima rodada do Campeonato Paulista e perdemos a invencibilidade na temporada.
     A realidade é que o adversário se portou melhor em campo, foi mais organizado taticamente e soube explorar a fragilidade do lado direito da defesa do São Paulo. Por esse fator, somado a expulsão de João Filipe e o desperdício de pênalti de Jadson, saíram vitoriosos.
     Isto não significa que o Tricolor atuou mal. Não foi brilhante, mas foi bem. A partida foi franca, aberta, com as equipes dispostas a obter o resultado positivo. Há tempos o São Paulo não atuava com tanta vontade e disposição – acentuada por um excesso de nervosismo - contra um de seus rivais. O campo molhado, não pesado, favoreceu para o jogo tornar-se ainda mais dinâmico e ‘brigado’.
     As duas equipes tinham desfalques, a diferença é que os suplentes corintianos foram mais decisivos na partida, em especial Jorge Henrique – que não suporto, mas é bom jogador e foi o melhor em campo, ao lado de Cortez.
     Muitos são paulinos, através das redes sociais, trataram a derrota como o “fim do mundo”. Parecia que se tratava de uma final de Libertadores e não de um clássico no início de uma temporada.
     Considero uma boa parte da torcida tricolor extremamente mal-acostumada. Cobram a equipe de forma equivocada. É chato perder para um rival? Sim. Mas é inegável que o São Paulo vem mostrando – em especial nesta partida – algo que não vimos nas duas ultimas temporadas: determinação. Isso conta, e muito. Não muda o resultado, mas é um ponto positivo para o restante da competição e da temporada.


Cortez foi o principal jogador são paulino em campo
Observações individuais

     Denis: Antes do jogo contra o Vasco, no Brasileirão do ano passado, poucos o conheciam. Depois daquela partida, muitos torcedores queriam que ele já se tornasse titular, pedindo a aposentadoria de Rogério Ceni. Após falhar contra o Oeste, no Paulistão, ele não prestava mais. Parte dos são paulinos são incoerentes e sem um ponto de vista definido neste quesito. Mudam de opinião facilmente.
     No clássico ele fez, no mínimo, duas grandes defesas – uma delas espetacular – e salvou o São Paulo de sofrer um placar mais elástico.

     João Filipe: Foi desastroso contra o Corinthians? Sim. Deveria ter sido substituído previamente? Sem dúvida. Estava atuando em sua real posição? Não.
     Ele foi o pior em campo. Principalmente pela expulsão, justamente no momento em que o Leão fez as três substituições – de forma errônea. No entanto, cobrá-lo ao ponto de dizer que ele não serve para o clube já é demais.
     Ano passado crucificaram Jean por atuar mal na lateral. Resultado: perdemos um bom volante. A cobrança sobre João Filipe deve ser feita, mas sempre com a ressalva de que ele não é lateral e não tem o domínio da posição.

     Paulo Miranda: Não entendo como esse jogador é titular do São Paulo. Fraco, perdido e estabanado, não tem nenhuma qualidade exuberante a ser exaltada. João Filipe e Edson Silva são superiores à ele e a vaga ao lado de Rhodolfo deveria ser de um deles.
     Dizem que Paulo Miranda veio por intermédio – exigência – de empresário. Aquela história de “dever favorzinho para alguém”. Sinceramente, não duvido disso.

     Cícero: Engraçado quando acompanho jogos do São Paulo através do Twitter. Ninguém está falando mal do Cícero, basta o primeiro dizer algo contra ele que todos começam. Seria essa uma opinião real do torcedor ou apenas se deixam levar pela maioria?
     Contra o Comercial, jogando na primeira etapa em sua real posição (segundo ou terceiro homem de meio campo, caindo pelo lado esquerdo), ele foi muito bem. No segundo tempo Leão sacou Jadson e Maicon e o deixou como o principal articulador da equipe. Seu rendimento caiu, obviamente. Essa posição não é a dele.
     Quem está errado? Cícero, que caiu de rendimento ou Leão que mexeu mal e colocou o atleta em um esquema totalmente desfavorável? Toda vez que Cícero atua em sua posição, ele rende positivamente.

     Jadson: Chegou como grande aposta. Todos o ovacionaram, o trataram como gênio, alguém que viria para resolver os problemas de criação do setor de meio-campo do São Paulo.
     Semanas depois, Jadson perde pênalti (muito mal cobrado) e adivinha o que acontece? Vira o vilão. Não serve mais, preferiam Montillo, Thiago Neves etc. O que passa na cabeça do torcedor para agir assim?
     Lembro que foi assim também com Luis Fabiano, quando ano passado perdeu uma penalidade diante do Cruzeiro. Muitos o chamaram de pipoqueiro. Os mesmos que antes o chamavam de Fabuloso.

     Leão: Pelo segundo jogo consecutivo mexe errado na equipe. Gostei da vinda dele, e mais ainda da permanência. Porém, é necessário que o treinador avalie suas ultimas “lambanças” e note que prejudicou a equipe contra Comercial e Corinthians. Isso não pode acontecer.


     Seria bom que este tipo de torcedor revisse seus conceitos e analisasse se está agindo com coerência. Isso acaba prejudicando demasiadamente a equipe. O time entrou visivelmente ‘pilhado’ e nervoso contra o Corinthians e parte desse aspecto deve-se ao torcedor, que tratou este confronto como uma final.
     Era importante vencer, todos sabem. Mas sem desespero, sem obrigatoriedade. A torcida rival tratou o jogo como obrigação? Não, apenas apoiou. E o que aconteceu? A equipe entrou centrada, focada, mas tranquila em campo, sem desespero. Assim que deve ser.
     O Tricolor dará alegrias esse ano aos torcedores. A mudança de postura está implantada, mas em fase de início, e isso requer paciência e apoio por parte de todos.
     Futebol não é só paixão e emoção, mas também razão.

     Saudações Tricolores!


     Twitter: https://twitter.com/#!/dhyegosouza - @Dhyegosouza – Sigo-os de volta!


Créditos das imagens: Divulgação 

3 comentários:

  1. Mais um belo post !! Parabéns

    Vamoooo São Paulo
    Contra os falsos torcedores modinhas

    ResponderExcluir
  2. A maioria da torcida é ridícula e sem conhecimento nenhum. Disse tudo, isso prejudica o time, gostei

    ResponderExcluir
  3. Acho q não aceitar uma atuação ridicula do time p o qual torce é obrigação! Abaixar a cabeça e achar q o time "até foi bem" mas não ganhou é tentar se enganar. O que vale é a vitória e fora disso nada importa.O São Paulo vem de más jornadas e até a´gora não demonstra nada que o credencie como campeão de qquer coisa. Continuo torcedor!

    ResponderExcluir